Bíblia para estudo grátis

TheWor2

Pense numa Bíblia que reúna diversas versões e traduções, inclusive as línguas originais, além de referências cruzadas e diversos dicionários, comentários bíblicos, devocionais, livros, gráficos, etc. E tudo isso de graça. Esta Bíblia existe e você pode tê-la no seu computador: chama-se The Word.

The Word é um software completo para estudos bíblicos e entre os seus recursos estão:

1. Comparação fácil e rápida entre diversas traduções da Bíblia

2. Pesquisa de palavras e expressões na Bíblia toda, inclusive em hebraico e grego, permitindo o uso de operadores (“and”, “or”, “xor”, “near”) e curingas (“*”, “?”) expressando os resultados em percentuais de ocorrência em cada livro da Bíblia.

3. É possível destacar textos da Bíblia e de outros recursos, como se estivesse utilizando canetas marca-textos

4. Possibilita criar listas de versículos, além das facilidades de copiar para área de transferência e copiar para qualquer outro editor de textos

5. As referências cruzadas são intuitivas e é possível exibi-las após cada versículo da Bíblia, bastando posicionar o cursor sobre elas para que o texto seja mostrado.

6. Outro recurso sensacional é que se você vir uma referência bíblica num site ou num documento pdf e quiser saber o que diz o verso, basta selecionar a referência e copiar. Se The Word estiver rodando, imediatamente abre uma janela pop-up onde o mouse está posicionado e exibe a passagem bíblica.

7. Você pode adicionar ou subtrair módulos conforme você desejar. Cada vez que uma nova tradução ou novo comentário for publicado, você pode ampliar sua biblioteca.

8. Você pode customizar a aparência, alterando a localização dos recursos na tela como preferir, além de adicionar skins para deixar The Word com a cara que desejar.

9. O programa suporta diversos idiomas, inclusive o português. Infelizmente, ainda são poucos os recursos em português, mas há quatro Bíblias em Português(*) - duas brasileiras e duas de Portugal. Mas se inglês não for um grande problema, são dezenas de recursos e acredito que se o número de usuários da língua portuguesa aumentar, teremos mais recursos.

10. Se quiser carregar a Bíblia por aí, pode. A The Word é portable, ou seja, você pode instalar num pendrive e abrir em qualquer computador.

Como dissemos, tudo isso é sem nenhum custo, The Word é totalmente free. Existem alguns módulos, como comentários e Bíblias mais modernas que são pagos, mas a maioria é totalmente grátis. Nenhum recurso de funcionalidade da Bíblia é bloqueado, não é exibido banner e após alguns meses de uso você vai receber um único pedido de donativo do criador do software.

Clique aqui para baixar The Word. Caso tenha alguma dificuldade não se acanhe em perguntar. E em outros posts estaremos dando dicas para você instalar, customizar e usufruir dos recursos dessa Bíblia.

Soli Deo Gloria

Visite minha página de Módulos TheWord.

56 comentários:

  1. Eu estava lendo o post e pensando "daqui a pouco vai ele vai dizer: 'Quanto você acha que custa tudo isso? Não responda ainda, pois na compra desse produto você ainda receberá...'".
    Poxa Clóvis, são tantas vantagens que é dificil de crer que é "de grátis".

    Ainda não baixei, mas coloquei o link dos favoritos.

    Grande abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!!

    Como vc converteu estas Bíblias que vc citou para o programa?

    Me manda os arquivos delas, se for possível...
    e-mail: arthurcorreaipb@yahoo.com.br

    Forte Abraço!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. É uma benção a quantidade de recursos, porém os textos estão em inglês. Como faço para trocar o idioma para o português?
    DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    Pode baixar, você não vai se arrepender. Num primeiro momento ela parece meio confusa, mas logo você pega o jeito e percebe que ela é bem funcional. Além de extramamente útil.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Arthur,

    O desenvolvedor do software disponibiliza um Importer Tool que permite converter material de outros programas, por exemplo arquivos RTF, e-Sword, etc., desde que não estejam bloqueados. O programinha é meio que intuitivo, principalmente a partir do e-Sword.

    Não estou certo quanto às licensas das Bíblias que converti, por isso não disponibilizo publicamente, mas posso enviar a quem solicitar por email. Mas incentivo que você utilize a própria ferramente do The Word (sim, o software permite você criar seus próprios módulos de forma fácil e rápida) ou o Importer Tool.

    Conforme for arranjando tempo, irei dando algumas dicas de como usufruir dessa ferramenta. E a menos que o Cerulo ou o Murdock o façam por mim, não pedirei R$ 900 de ninguém.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Campos,

    Para mudar a interface para o Português, siga os passos:

    1. Baixe o pacote de lingaquei Aqui, salvando-o em uma pasta qualquer de seu computador.

    2. Vá até a pasta onde você salvou o arquivo e dê um duplo clique nele. Siga as intruções da tela.

    3. Após concluir a instalação, abra ou reinicie o The Word.

    Fazendo isso, seu The Word já deve estar em português. Se não tiver, d~e ainda o seguinte passo:

    4. Vá em > File > Languages e escolha o português dentre as opções.

    Note porém que isto converterá a interface, o programa em si para o português. A maioria dos recursos é em inglês mesmo, infelizmente.

    Qualquer dúvida, é só postar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Fracisco,

    Viu? E aí, gostou?

    Qualquer dúvida, pode perguntar que tentarei responder.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Irmão em Cristo Clóvis,
    Por favor mande no meu email as biblias convertidas, eu adorei muito esta biblia de estudo, é impressionante muito sensacional mesmo.Só Deus para compensar um trabalho deste, conheci ela este mês, mais com certeza irei dar a minha doação para o desenvolvedor. o meu email: microjeet@yahoo.com.br
    Deus abençoe o amado irmão em Cristo Jesus.

    Jeremias

    ResponderExcluir
  9. oi Clóvis

    Parabéns pelo post... já estou divulgando teu trabalho!
    Bom, gostaria de saber se existe versão para Linux e Mac.
    Sabe me informar?

    Abraços
    Ferreira

    ResponderExcluir
  10. Jeremias,

    Que bom que gostou.

    No momento estou em viagem e com acesso limitado. Quando estiver de volto, te envio as traduções. Porém, tenha em mente o seguinte: não posso afirmar se são autorizadas, receio que não. Por isso não devem ser distribuídas publicamente.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Ferreira,

    Que eu saiba não tem versão para mac ou linux. Mas o Cristiano Machado, o Rabbino do blog Crentassos fez uma instalação pelo Wine e diz que roda que é uma beleza. Como pinguin não é um bicho domesticado para mim, pode se orientar com ele como fazer.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Salve salve Clóvis..

    Aqui é Cristiano "Rabino" do CRENTASSOS!

    se alguem tiver alguma duvida sobre a instalação no linux... pode repassar pra mim no email do blog ou no meu twitter, ou direto no post q eu fiz lá sem problemas, se vc quiser, posso bolar um mini video tutorial...

    aquele abrass e parabens pelo mega-blog q vc tem... muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente Show de Bola!!! Dos softwares gratuítos é o melhor até o momento.

    Muitas versões disponíveis, muitos comentários, muitos dicionários. Interface extremamente intuitiva, continuarei usando a e-sword 9 enquanto todos os recursos não estiverem disponiveis na The Word. Mas acho que logo logo vou mudar completamente.

    Um recurso que achei por demais interessante é o de substituir a exibição dos numeros de strong pelas pelavras na forma nominal, é muito bom mesmo.

    Valeu Clóvis pela divulgação.

    ResponderExcluir
  14. Ednaldo,

    Não seja por isso. Converter um recurso do e-Sword para The Bible é questão de segundos, em média. Embora o Importer Tools diga que pode surgir erros, não percebi nenhum nas conversões que fiz.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Paz Clóvis,

    Apareceram alguns erros em minhas primeiras conversões, acho que eram conversões arminianas. rsrs

    Já estou montando uma biblioteca com alguns livros e confissões de fé em portugues para deixar prontinho para uso na The Bible, claro que alguns livros são para uso particular, e só os tenho em formato eletronico porque os possuo impressos.

    ResponderExcluir
  16. Ednaldo,

    Sem querer polemizar, mas querendo ouvir a opinião dos irmãos a respeito.

    1. Se eu compro um livro impresso, posso manter cópia eletronica do mesmo, para facilidade de consulta, por exemplo? Minha resposta: sim.

    2. Se um livro está esgotado ou indisponível, posso obter uma cópia eletronica do mesmo? Minha resposta: sim.

    3. Se eu adquiro um livro eletronico num formato (libronix, por exemplo), posso converte-lo em outro formato (tw, por exemplo) para agregá-lo a um outro programa? Minha resposta: sim.

    Em todos os casos, estou falando em uso pessoal, não distribuição em massa. Digo em massa porque, a quem me solicita, disponibilizo, mas sempre one to one.

    Em termos gerais: sou a favor de copyleft para todas as obras de conhecimento. Mas sei que tenho que acatar a lei. Assim, viva o software livre!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. obrigada por compartilhar conosco esse material tao bom....


    luiza

    ResponderExcluir
  18. Irmão Clóvis,
    Sua orientação foi preciosa, mas não encontrei versões de textos bíblicos no "The Word" em português. Somente: KJV, NET, TR E WLC. Quando tento outro idioma ele pede para que eu baixe um pacote de idiomas do windows, mas não tenho o CD original.
    O "The Word" é de fato uma benção, pude verificar muitos recursos e o principal a possibilidade de combiná-los para que surjam outros novos.
    Assim mesmo muito obrigado, as barras de ferramentas do programa estão em português.
    Se houver textos em português, peço por favor, enviem para km-pos@msn.com
    Que o nosso Senhor Altíssimo abençoe a ti e a todos os que estão no seu coração.

    ResponderExcluir
  19. Links para as versões em Portugues disponibilizadas no site da The Word

    http://www.theword.gr/bin/get.php/ltt2009.ontx.exe

    http://www.theword.gr/bin/get.php/jfa-ra%28br%29.ont.exe

    ResponderExcluir
  20. Cristiano,

    Acho que um tuto seria ótimo, em vídeo então...

    Eu só uso o linux numa máquina virtual, já que meu note é da empresa. Então, geralmente não preciso recorrer ao wine.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  21. Luiza,

    De nada. Mas os agradecimento devem ir mesmo para o desenvolvedor do software. E toda glória a Deus!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. Campos,

    Você conseguiu baixar as versões indicadas pelo Ednaldo? Se tiver alguma dúvida ainda, por favor nos comunique, vamos tentar solucionar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  23. Daniel,

    Infelizmente, acho que The Word não tem versão Mac. Para falar a verdade, para Mac só sei do Accordance, mas acho que custa uns 1000 dolares.

    Estou em viagem, na volta falo com meu filho, ver se tem alguma forma de converter ou emular em Mac.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  24. Clóvis,

    Por favor mande no meu email as biblias convertidas. O meu email:

    marciomamed@hotmail.com
    marciomamed@gmail.com

    Em Cristo Jesus.

    Marcio Mamed

    ResponderExcluir
  25. Sim clóvis, consegui baixar as versões dos textos em português do Ednaldo. Muito obrigado, já estou estudando!
    Que DEUS vos abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Quando clico no DOWNLOAD NOW, vai pra página: Internal Server Error...

    Tem que ser calvinista? rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. Drika,

    Esqueci de dizer: além de calvinista, tem que ser atleticano do Paraná, rsrsrs

    Brincadeiras a parte, ontem estava mesmo apresentando problemas no servidor deles. Mas testei agora e está ok.

    Sobre Oséias, verei o que posso te enviar. Dê um abraço no Daniel, está na hora de mais um encontro.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  28. gostei de saber dessa biblia convertida baixei mas nao consegui passar para o portugues. abraço ceci..

    ResponderExcluir
  29. se puder me ajudar meu email : ceci.rsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Cecília,

    Conseguiu configurar a bíblia The Word? Não desista dela, vale muito a pena.

    Você seguiu as instruções dadas no artigo "Como baixar e instalar a Bíblia The Word"? Se ainda tiver dúvidas, por favor entre em contato.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  31. Estou baixando, espero que funcione, pois ainda nao tenho uma Biblia no meu micro e preciso muito.
    Obrigada Clovis.

    ResponderExcluir
  32. Clovis, muito boa Bíblia, no nível de uma que eu tenho (BOL MA 3.0) mas que não é mais comercializada e nem funciona muito bem no Win7. Só que ela só vem com bíblias em inglês, heb e gr. Como eu pego textos em outras línguas, e como os incorporo ao software? Agradeço pela sua ajuda.

    Meu e-mail: zilton@ziltonalencar.com

    ResponderExcluir
  33. Clóvis, parece ser ótima mesmo, converti o programa para português, mas os textos bíblicos permanecem em inglês. tem como mudar?

    srb.artfial@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Zilton e Soninha,

    Eu tenho e ainda uso BOL 3.0. Protestei com a SBB quando eles a descontinuaram, em favor da Bíblia em formato Libronix, que ainda não emplacou, pelo alto custo e disponibilidade de material.

    Nos comentários acima é indicado o artigo que orienta como baixar e instalar as Bíblias em português. Também tem uns comentários indicando links onde essas Bíblias podem ser encontradas. Qualquer dúvida, é só falar.

    Além disso, o software vem com um conversor que permite você criar os seus próprios módulos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  35. Como vc converteu algumas Bíblias para o The Word, entre elas a ACF, NVI, NTLH, Pastoral, etc, a partir de textos encontrados na net para outros programas?

    Me manda os arquivos delas, se for possível...
    e-mail: herberttel@gmail.com

    Forte Abraço!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  36. Oi Clóvis, não tenho certeza de que vou conseguir baixar a The Word, mas vou tentar.Meu E-mail: iris galileu@hotmail.com.Amei o blog e li todos os comentários: você agradou em cheio!Paz! Iris

    ResponderExcluir
  37. OI, Clóvis, consegui baixar a the Word, os textos explicativos estão em português, mas o restante não, como posso passar para português?Grata, Iris
    Se possível, responda-me por E-mail.

    ResponderExcluir
  38. Oi Iris,

    Pelo que entendi, a seu programa está configurado para o inglês, mas as Bíblias não.

    Veja o seguinte artigo: Como baixar e instalar a Bíblia The Word. Se persistir a dúvida, entre em contato.

    Deus te abençoe.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, caro Clóvis, utilizei estes links, mas o que faço agora?Continua igual a the word que baixei antes pelo blog.Um abraço,ou seja, o programa em português e o conteúdo em inglês,grata Iris
      http://www.theword.gr/bin/get.php/ltt2009.ontx.exe

      http://www.theword.gr/bin/get.php/jfa-ra%28br%29.ont.exe

      Excluir
    2. Eu segui os seguintes passos e funcionou:

      1. Salvar os arquivos numa pasta qualquer;
      2. Dar dois cliques no mesmos;
      3. Na janela que abre, clicar em Next;
      4. Prestar atenção na opção endereço "Destinatio Folder". Se não o local onde a Biblia TheWord estiver instalada, clique em Browse e localize a pasta onde o programa está instalado.
      5. Clique em Install
      6. Depois em Finish.

      Pronto, sua Bíblia está instalada.

      Agora, com a TheWord aberta, observe que na barra superior tem a aba JFA-RA. É a sua Bíblia em Português.

      Em Cristo,

      Clóvis

      Excluir
  39. Há um ditado que diz: Quando a esmola é demais o santo desconfia, eu pensei nisto, mas baixei e fiquei explantado ao ver os recursos, Deus abençoe o servo dele que colocou este recurso a nossa disposição.. Pb.Jackson Costa, Campina Grande-PB

    ResponderExcluir
  40. Graças a Deus eu consegui a tradução para o português, só ñ sei como mas consegui, baixei as duas indicações do amigo,

    http://www.theword.gr/bin/get.php/ltt2009.ontx.exe

    http://www.theword.gr/bin/get.php/jfa-ra%28br%29.ont.exe

    ResponderExcluir
  41. este é o site que voçês podem baixar a the word em português e com módulos em português, e ela é portátil( http://www.theword-brasil.blogspot.com.br/ )a paz.

    ResponderExcluir
  42. Obrigada por esta benção meu irmão.
    Que o Senhor Jesus satisfaça os desejos do teu coração.
    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  43. Nao estou conseguindo execultar no meu pc windows xp, o que fazer?

    ResponderExcluir
  44. é fácil, é só você baixar ela neste site: http://semeadoresdapalavra.forumeiros.com/t1559-biblioteca-digital-the-word-links-novos



    você precisa ser membro,mas é de graça e fácil.



    ela está em formato de pasta,não precisa instalar no pc,ela abre normalmente em qualquer Windows.

    a paz.

    ResponderExcluir
  45. onde baixar o comntarios de chanplin para the word

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se esse comentário está disponível para The Word. Desculpe não poder ajudar.

      Excluir
  46. Depende do sistema operacional de seu tablet. Acho que não há versão para Android.

    ResponderExcluir
  47. Obrigado pela dica. Vou considerar usá-lo.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.